Papo Reto News

LITORAL NORTE RS

Autoridades alertam sobre proibição de veículos na faixa de praia

Publicado por Papo Reto News em

A Guarda Municipal de Imbé (GMI) e a Brigada Militar (BM) atuam em conjunto coibindo o tráfego de veículos na faixa de areia das praias de Imbé. Tanto o trânsito de veículos não autorizados, quanto o estacionamento na faixa de areia são proibidos e podem ser autuados pelas autoridades. 

“A sinalização e o alerta da proibição são cruciais para garantir a segurança de banhistas e demais pessoas que utilizam a faixa de areia, principalmente com a chegada do verão, que aumenta a movimentação das nossas praias”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Vinicius Rebechi.

 “Os únicos veículos autorizados a transitar na faixa de areia são os veículos oficiais, como ambulâncias, viaturas de segurança, veículos do Corpo de Bombeiros e alguns automóveis da prefeitura, como caminhão de coleta de lixo”, acrescentou o comandante do Pelotão de Imbé da Brigada Militar, tenente Robson Minussi.

Em Tramandaí, a Brigada Militar e Guarda Municipal realizam trabalho em conjunto no sentido de retirar os veículos que se encontram na faixa de areia e conscientizar os motorizads da proibição de circulação de veículos na praia. O trabalho é feito principalmente na área ao Sul da Plataforma de Pesca até o Jardim do Éden. Este trabalho está sendo feito em todas as praias do litoral gaúcho.

A lei estadual que regula a proibição da entrada de veículos na praia, conforme entendimento da FEPAM, está fundamentada em duas matérias: Uma, de proteção às pessoas e a segurança delas em poder caminhar na faixa de praia sem ter o risco de serem atropeladas ou atrapalhadas por veículos motorizados; a outra, a da proteção da fauna e flora do ecossistema de beira de praia do Litoral Gaúcho. Ou seja, a lei é de proteção dupla: pública e ambiental.

A única exceção que existe no Rio Grande do Sul está na Praia do Cassino, no município de Rio Grande, sul do estado. Lá, uma liminar de uma juíza da jurisdição regional autoriza que veículos circulem na praia.

Texto e Foto: Divulgação PMI/DaPraia News/A Folha

Categorias: Policial

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *