Papo Reto News

LITORAL NORTE RS

Boto é encontrado morto em Tramandaí

Publicado por Papo Reto News em

Um boto foi encontrado morto na beira da praia em Tramandaí nesta quarta-feira,18. Havia marcas de redes em partes de seu corpo. Conforme o biólogo e coordenador do Projetos Botos da Barra, Ignácio Moreno, o animal foi encaminhado ao Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS) em Imbé, onde biológos realizaram a necropsia para saber se o boto faz parte do grupo que habita a barra do Rio Tramandaí e também a causa da morte. As primeiras informações apontam um indíviduo macho, com 2,92 metros. A necropsia foi feita pelo veterinário Derek Blaese, pela bióloga Janaina Carrion Vickert e a bióloga do Projeto Botos da Barra Elisa Ilha e estagiários.

” Ele é da mesma espécie boto- de- lahille, que habita a barra, mas não sabemos se faz parte do grupo que vive na barra e esta informação só poderá ser confirmada após a necropsia.” disse o coordenador. 

A necropsia foi encerrada no final da tarde e apontou que a condição corporal  era boa, mas apresentava algumas alterações nos pulmões e foi colhido material que será analisado em Porto Alegre. Em relação a identificação serão feitas comparações no banco de imagens do Projeto Botos da Barra para verificar se ele é realmente um dos botos da barra.

Pescadores, entretanto, pelas características do animal, acreditam que ele seja um dos que habitam a barra e inclusive o denominavam Flexiona e seria filho de um dos botos mais antigos da área, a Geraldona.

Fonte, Texto e Fotos: Pescadores locais/Dapraia News

Categorias: Noticias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *