Papo Reto News

LITORAL NORTE RS

Coruja Jacurutú é resgatada em Xangri-Lá

Publicado por Papo Reto News em

Na segunda-feira (23/01), policiais militares do 1°BABM e efetivo de reforço à Operação Golfinho realizaram o salvamento de uma ave silvestre da espécie Coruja Jacurutú (Bobu Virginianus).

Com dificuldades para voar, a qual foi encontrada em um condomínio em Xangri-lá, sendo encaminhada ao CECLIMAR/Imbé para cuidados veterinários, conforme portaria n° 177/2015 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a qual estabelece normas e procedimentos referentes à destinação de fauna silvestre apreendida.

VOCÊ SABIA?

A Jacurutú é o maior rapinante noturno do Brasil, possui garras fortes e grandes, cobertas de penas. É parente da harpia, a ave mais forte do planeta.

Seu corpo é rajado, de cor escura, entre o cinza e o marrom. Seus olhos laranjas são enormes e hipnóticos.

O animal parece ouvir tudo a seu redor com suas grandes “orelhas”, que são, na verdade, tufos de penas proeminentes. Esta característica é o que distingue esta coruja das demais, assim como seu tamanho avantajado.

As corujas fazem parte do grupo dos rapinantes que englobam também águias, gaviões, abutres e urubus. No Brasil, há quase 100 espécies desse tipo, das quais 23 são de corujas. Possuem características em comum, como garras fortes, bico afiado e grande aptidão para caçar. (conteúdo disponível em: https://www.amda.org.br/index.php)

Texto: Sgt Dendena
Foto: Sd Ramos
Fonte: Comunicação Social do 1° BABM


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *