Papo Reto News

LITORAL NORTE RS

Guarda-vidas realizam curso de salvamento com moto aquática

Publicado por Papo Reto News em

O Corpo de Bombeiros Militar do RS realizou, nesta semana,  curso de salvamento com moto aquática, numa iniciativa da coordenação da Operação Verão e Academia de Bombeiro Militar do RS

 A finalidade foi proporcionar aos participantes os conhecimentos e técnicas necessárias para a realização do resgate de vítimas em ambiente aquático com a utilização de moto aquática, bem como dimensionar a cena e gerenciar os riscos.

No curso foi possível os participantes  conhecer as características da embarcação, principais peças e componentes, motorização e manutenção e ter condições de aproximar-se da vítima e retirá-la do local e conduzi-la para um local seguro, com rapidez e segurança, utilizando os equipamentos específicos.

A atividade foi realizada na  jazida (Santa Terezinha Imbé) com instrução em ambiente controlado e posterior na praia de Torres e participaram 21 alunos entre oficiais e praças do litoral norte. O pré requisito era ter o ETSP ( curso especial para tripulação de embarcações de Estado no serviço público) e ser guarda vidas militar.

Conteúdo programático da Instrução foi o seguinte :

Conhecer as Características da embarcação, principais peças e componentes, motorização e manutenção. Realizar a condução livre do equipamento, de forma a familiarizar-se com a máquina; realizar circuito previamente elaborado pelos instrutores, Slalom em linha utilizando as duas e uma mão no guidão, deverão realizar o Slalom em forma de quinteto circulares.

Executar Exercício de aproximação de objetos, apanhando-o com a mão esquerda. atentar para não atropelar o objeto; aluno deverá aproximar-se de uma vítima consciente, onde determinará que a mesma estenda o seu braço esquerdo, conduzindo-a até a plataforma de embarque.

Deverá atentar para não atropelar a vítima e ela deverá subir e sentar no banco da moto, Manobra de desvirar a embarcação, Exercício de condução do equipamento na zona de rebentação e outside, de forma a familiarizar-se com a máquina mar; conduzir a moto aquática até o outside, contornar a marcação e retornara faixa de areia, condução da embarcação no lagamar, de forma a simular um patrulhamento e/ou atividade preventiva;  e por fim efetuar o Salvamento completo (vítima fora da zona de rebentação).

Fonte, Texto e Fotos: CBM RS/DaPraia News


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *