Monumento ao Boto será reconstruído na rótula da Av. Beira Mar em Imbé

O monumento ao Boto, que estava localizado no Guia Corrente da barra do rio Tramandaí em Imbé, foi demolido nesta quinta-feira, 28. Idealizado pelo então prefeito João Carlos Wender, a estrutura foi esculpida em três dimensões pela consagrada artista plástica Cláudia Stern, veranista em Imbé e inaugurada em 1990. O boto, através da lei municipal Nº 049, de 31/01/1990, é considerado patrimônio do município de Imbé.
Conforme a Secretaria de Comunicação e Transparência, o monumento será reconstruído na rótula ao lado da Praça Lourdes Rodrigues, na beira-mar da cidade. A retirada se deu pelo fato de que o monumento estava num local visualmente poluído. O prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato recebeu, recentemente, a artista plástica Claudia Stern no gabinete para apresentar a ideia, imediatamente aprovada por ela, considerando que o local antigo pouco valorizava a beleza da obra em meio às novas construções do espaço, ao passo em que o novo local dará mais destaque ao monumento.
A data para construção do novo monumento não foi informada. Uma réplica do monumento existe junto a rótula de entrada do município em frente ao Supermercado Nacional e foi construída na gestão do então prefeito Jadir Fofonka, entre os anos de 2005 e 2008.
O boto pode ser visto diariamente no Rio Tramandaí onde acontece a pesca cooperativa entre pescadores e os cetáceos que se auxiliam na captura do pescado.
Fonte, Texto e Foto: Facebook Clóvis Heberle/Dapraia News
0 comentário