Municípios do Litoral Norte podem ter liberação do 5G em 2023

A partir do fim do mês, mais 195 municípios devem passar pelo processo de limpeza e liberação do espectro da faixa de 3,5 GHz, popularmente conhecida como 5G. Isso porque, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se mostrou favorável ao início da operação nestes locais. A limpeza se dará através de grupos no entorno das localidades, ou seja, da área metropolitana para além do limite administrativo, seguindo as condições de logística das operadoras de telefonia e internet.
Os 195 municípios liberados pela Anatel estão localizados nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul. Entre os estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo lideram a quantidade de municípios. Para saber se seu município está contemplado, o gestor pode conferir o painel disponibilizado pela Anatel CLICANDO AQUI.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a autorização libera as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz que poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz nestes municípios. No entanto, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nestas localidades, uma vez que a instalação antecipada de estações de 5G depende do planejamento individual de cada operadora de telefonia e internet.
Do Rio Grande do Sul, 57 municípios já estão com 3,5 GHz liberados ou com antecipação e 138 estão com planejamento aprovado. No Litoral Norte, 17 municípios estão com planejamento aprovado e liberação do 3,5 GHZ em 20/06/2023 sendo eles Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.
Em Maquiné e Santo Antônio da Patrulha o uso da faixa 3,5 GHz já está liberado. Já os municípios de Imbé, Osório, Torres e Tramandaí aguardam início de planejamento.
Fonte, Texto e Foto: Divulgação gov.br/CMN/DaPraia News
0 comentário