Papo Reto News

LITORAL NORTE RS

Petroleiros defendem reversão das privatizações do Sistema Petrobrás em encontro com governo

Publicado por Papo Reto News em

Uma comitiva da Federação Única dos Petroleiros (FUP) reuniu-se com equipe do governo Lula, nesta quinta-feira (19), para tratar de assuntos referentes à reconstrução da Petrobrás e à recuperação da indústria de óleo e gás, com foco na soberania nacional e no desenvolvimento do país.

Após participarem do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros com as entidades sindicais, os sindicalistas reuniram-se com a secretária-executiva da Casa Civil, Míriam Belchior, no Palácio do Planalto. Além das questões relacionadas à suspensão e reversão das privatizações no Sistema Petrobrás, também falaram sobre a retomada das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados e a reestruturação de investimentos nos estados do Nordeste e Norte do país.

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, avaliou as reuniões como “bastante positivas”. “Pautamos assuntos importantes e levantamos um alerta sobre assinatura e fechamento de contratos que, infelizmente a gestão atual da Petrobras ainda tenta dar continuidade”. O sindicalista refere-se aos processos relacionados a venda de ativos da estatal.

De acordo com comunicado da entidade, foi discutida a revisão da Lei das Estatais (13.303/16); o projeto de escoamento de gás natural da Bacia de Santos para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o Rota 3 do pré-sal, os impactos da exploração de petróleo e gás na chamada margem equatorial do litoral brasileiro, entre o Amapá o Rio Grande do Norte; o papel do setor de óleo e gás na reestruturação do Ministério de Minas e Energia; democratização da gestão da Petrobrás, entres outras questões.

Os dirigentes sindicais ressaltaram a importância das lideranças parlamentares e do governo terem um canal permanente de interlocução com os trabalhadores petroleiros, dada a relevância dos projetos legislativos referentes ao setor de óleo e gás.

Bacelar também ressaltou a receptividade do governo para temas fundamentais, como a retomada de processos de investimentos da Petrobrás e a volta do protagonismo da empresa no desenvolvimento do país. “Isso mostra a preocupação da categoria petroleira em debater não apenas temas corporativos, mas também o papel da Petrobrás no crescimento do nosso Brasil”, afirmou.

Fonte, Texto e Foto: Jornal Hora do Povo/FUP


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *