Primavera poderá ter clima favorável para o plantio da safra de verão, aponta previsão do tempo

A primavera chegou quinta-feira (22/09), às 22h04. De acordo com o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), Flávio Varone, mesmo com previsão relativa de frio no começo da primavera e de chuvas irregulares ao longo da estação, se prevê condições favoráveis para os trabalhos de plantio da safra de verão. Não deverá faltar umidade por períodos prolongados e o calor excessivo deverá ocorrer somente no decorrer de dezembro, quando são esperadas chuvas mais regulares e mais expressivas em todas as regiões.
Previsão para o trimestre
A primavera deverá apresentar valores de precipitação inferiores à média histórica na maioria das regiões, nos meses de outubro e novembro, com chuvas mais regulares e próximas da média no decorrer de dezembro.
Há previsão de precipitações irregulares, com períodos de sete a dez dias entre os eventos mais úmidos. Em função disso, não são esperados períodos muito prolongados sem condição de chuva. Ou seja, durante o próximo trimestre não deverão ocorrer estiagens intensas e extensas em todo Estado.
As temperaturas deverão ficar abaixo da média em outubro, onde as noites e madrugadas serão mais secas e, naturalmente, mais frias, o que ainda pode ocasionar eventos de geadas isoladas no decorrer do mês.
Nos meses de novembro e dezembro a tendência é de aquecimento gradativo em todas as regiões e os valores deverão ficar próximos da normalidade em todo Estado. Porém, não se descarta a ocorrência de períodos mais quentes, com pequenas ondas de calor e valores mais elevados.
Mais informações na página do Simagro: http://www.simagro.rs.gov.br/
Foto: Fernando Dias/SEAPDR
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural RS
0 comentário