Papo Reto News

LITORAL NORTE RS

Tavares e Mostardas devem decretar Situação de Emergência devido à seca na Lagoa do Peixe

Publicado por Papo Reto News em

A prolongada estiagem transformou negativamente pelo segundo ano seguido, a paisagem do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, na região dos municípios de Tavares e Mostardas. O fato é considerado inédito até para os moradores mais antigos. E desta vez, a situação é ainda mais cruel: se em 2022, o grande espelho de água evaporou em 50% da área, agora, já chega a 90%, com risco de ficar muito próximo dos 100%.

Gestor do parque, Riti Soares dos Santos calcula que, se não chover pelo menos 100 milímetros nos próximos 10 dias (e não há previsão para isso) e não houver ventos soprando de Sul para Norte, o setor Costa secará por completo.

O esvaziamento quase que completo da lagoa também ocorre justamente no meio da safra do camarão rosa, principal produto que sustenta de forma direta 201 pescadores artesanais, sendo 47 de Mostardas e 154 de Tavares.

Estes dois anos consecutivos de estiagem foram um desastre para todas as famílias de pescadores — lamentou o presidente da Colônia de Pescadores Z11, que abrange os municípios de Mostardas e Tavares, Jair Joaquim Lucrécio, 61 anos, que nasceu na barra da Lagoa do Peixe. A perda quase total da safra do camarão, aberta em dezembro.

O prefeito de Mostardas Moisés Pedone falou sobre a estiagem que assola a Lagoa do Peixe e o município. Conforme Pedone a estiagem deste ano é bem mais severa que a de 2022. “ Para ter uma idéia no ano passado a perda com o pescado foi  muito menor pois a lagoa tinha água em vários pontos, este ano 90% da área da lagoa está seca e a perda dos pescadores é muito grande” disse o prefeito

Pedone já está providenciando com o Estado e Emater a decretação do Estado de Emergência, pois está na fase de juntada de documentos e o município deve ingressar com o pedido na próxima semana. Também está articulando com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) a antecipação do seguro defeso para os pescadores. “ No ano passado não foi possível, mas este ano o ICMbio está providenciando junto à União e esperamos que isto poça ser efetivado”. Falou Pedone.

O prefeito salientou que há preocupação também em relação a pecuária, que é bastante forte em Mostardas. “ Ainda na estamos no limite, pois temos muita água, mas o município já está abrindo novos açudes para suprir a demanda.” Disse. Outra preocupação é a salinização da Lagoa dos Patos que pode prejudicar a questão das lavouras de arroz.

Nas redes sociais, o prefeito de Tavares, Gardel Machado deAraújo disse que a prefeitura está trabalhando para assistir os mais de 200 famílias de pescadores e que já está providenciando junto ao estado a decretação de situação de emergência e que o protocolo  deverá ser requerido no início da próxima semana.

Fonte, Texto e Fotos: Divulgação/DaPraia News

Categorias: Noticias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *